CONSULTAR

Mostrando postagens com marcador Ergonomia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ergonomia. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

OS 10 MANDAMENTOS DE ERGONOMIA PARA LEVANTAR E MANUSEAR CARGAS

1. Pegue a carga o mais próximo do corpo.
2. Não flexione o tronco (dobrar a coluna) quando abaixar para pegar uma carga.
3. Sempre que for movimentar uma carga a distâncias maiores que 2 metros, utilize um carrinho ou empilhadeira.
4. Sempre que for levantar uma carga cujo peso seja maior que 15 kg, peça ajuda a um colega.
5. Evite levantar cargas torcendo o tronco para os lados.
6. Respeite pausas entre um levantamento e outro, o ideal é manter a frequência de 1 levantamento a cada 5 minutos.
7. Não eleve cargas acima do nível da cabeça.
8. Sempre que for levantar ou movimentar uma carga, mantenha uma postura de base: pernas afastadas umas das outras, joelhos semi flexionados, coluna ereta, braços próximos ao corpo (braços na vertical).
9. Na movimentação de carrinhos, prefira empurrar ao invés de puxar.
10. Quando estiver movimentando cargas instáveis (bombonas, sacos, ou recipientes com líquido), onde o baricentro se desloca, redobre a atenção quanto a sua postura.

domingo, 2 de outubro de 2011

CONDIÇÃO ADVERSA EM SALA DE AULA

Assim como uma má iluminação atrapalha. Muita iluminação também incomoda, além de causa ofuscamento, principalmente dentro de uma sala de aula. Nesse exemplo se quer dá pra enxergar direito, principalmente no período de noite o que é escrito no quadro.

domingo, 19 de junho de 2011

TIPOS DE LÂMPADAS

LED: As lâmpadas de LED são as queridinhas do momento. Elas são menores, consomem menos energia e duram mais que as concorrentes. Se comparada com as incandescentes que duram 1000 horas e as fluorescentes 10.000 horas, as LED podem chegar a 25.000 horas.

As LEDs são feitas de semicondutores, do tamanho de grãos de areia, cobertos com lentes plásticas de diversos tamanhos. A tecnologia utilizada neste tipo de iluminação têm sido usada na fabricação de semáforos de trânsito e na iluminação interna de automóveis.

As lâmpadas hoje utilizadas na maioria das residências e empresas são construídas no interior de invólucros de vidro. Nas lâmpadas incandescentes o invólucro mantém o vácuo para que um filamento fique incandescente sem se queimar, emitindo luz e muito calor. Nas lâmpadas fluorescentes, um gás inerte é que é mantido fechado e emite luz ao ser atravessado por elétrons. Esta composição faz com que elas gastem mais energia e durem menos.

O único incômodo é que as LEDs ainda não possuem o brilho suficiente para iluminar um ambiente de uma casa como as outras lâmpadas. Entretanto, a pesquisa continua para que se chegue ao protótipo perfeito: uma luz econômica, eficiente e que dê no bolso do consumidor.


_

INCANDESCENTE: Dê baixo rendimento luminoso, pequena vida útil, baixo custo de aquisição e instalação. É usado em locais onde os níveis de iluminância é inferior a 200 lux (residência).


FLUORESCENTE: Elevada eficiência luminosa, vida útil prolongada, custo maior, baixa iluminação, pouca possibilidade de ofuscamento. É usada em iluminação interna, comercial, industrial, que necessitam de iluminância.



VAPOR DE MERCÚRIO: Bom rendimento luminoso e boa duração, apresenta luz monocromática amarela, usada em iluminação de ruas, pátios e fundições.

ILUMINAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

O que diz a NR-17 sobre iluminação. Em todos os locais de trabalho devem haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada a natureza da atividade.

A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída. A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar o ofuscamento de reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos (iluminamento).

O níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locas de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidas na NBR-5413, Norma Brasileira registrada no INMETRO.


A medição dos níveis de iluminamento deve ser feita no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual utilizando-se de LUXIMETRO, com fotocélula corrigida para a sensibilidade dos olhos humanos e em função do ângulo de incidência.

Os níveis adequados de iluminância (fluxo de iluminoso ou quantidade de luz que incide sobre uma superfície) no ambiente de trabalho concorrem para manter a qualidade do produto com menores perdas de material, com menor potencial de risco de acidentes prevenindo-se a fadiga visual causada por longos períodos de exposição a má iluminação. Uma boa iluminação não significa níveis excessivos de aclaramento, embora a legislação especifique os níveis mínimos, mas sim de uma distribuição uniforme, evitando-se que a parte mais iluminada supere um valor maior que quatro vezes do local mais obscuro para que não ocorram ofuscamento e fadiga visual, geralmente ocasionalmente pela adaptação constante, a retina , as variações de aclaramento e penumbra. O ofuscamento é uma sensação desagradável que pode ocasionar cefaléia, cansaço visual, sendo causado por luz excessiva sob superfícies pólidas e reflexetoras, acarretamento mal estar e desconforto no ambiente de trabalho, devendo ser evitado.


TIPOS DE ILUMINAÇÃO

CONCEITOS


ILUMINÂNCIA: Fluxo luminoso ou quantidade de luz que incide sobre uma superficíe, sua unidade de medida é o LUX (Lx). A iluminância é a medida de claridade percebido pelos olhos humanos.


LUMINÂNCIA: É a quantidade refletida ou absorvida de luz. Equivalente a unidade de medida, é a candela (cd/m). A iluminância também é chamada de intensidade luminosa.

REFLETÂNCIA: É a porcentagem de luz refletida em relação a luz incidente. Ou seja, a razão entre iluminância e luminância.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

ANTROPOMETRIA NA ERGONOMIA

ANTROPOMETRIA NA ERGONOMIA

A Antropometria estuda as medidas do corpo humano. Palavra Anthropos que quer dizer homem e Metrikos, que quer dizer justa proporção.

Antropometria = anthropos (homem) + Metron (medida);

  • É a Ciência que estuda os valores métricos parcelares e globais do corpo humano e as suas inter-relações com o meio, tendo em consideração a amplitude dos seus movimentos.


Biótipos Básicos

  • Endomorfo: Corresponde ao indivíduo gordo, isso é membros superiores e inferiores curtos e flácidos, abdomên protuso e cheio, cabeça e ombros arredondados.
  • Mesomorfo: Indíviduo com tipo, ou seja peito e ombros largos, braços e pernas musculosos, abdomên pequeno com a musculatura bem marcada.
  • Ecotomorfo: Indíviduo longelíneo, com face magra pescoço fino e comprido, ombros caídos e largos, troncos curtos e membros fino.
Apesar dessa classificação, a maior parte dos indíviduos não se encaixam em todas as características desses biotipos antropometricos são: raças, idade e sexo.

DIFERENÇAS INTER RACIAIS: As diferenças mais importantes entre grupos populacionais não são os tamanhos dos membros, mais sim a razão entre eles.

Exemplo: Nos americanos o comprimento da perna é de 48% de altura e dos coreanos e japones é de 46%.

DIFERENÇAS CORPORAIS: Depende da adaptação climática.

Exemplo: Povos de clima mais quente tendem a ter tronco fino e membros largos, já os povos de clima mais frio tem o tronco pouco volumoso e arredondado com membros curtos.

DIFERENÇAS CORPORAIS: Qualidade de vida. As medidas tendem a se alterar com a saúde e prática de esportes. E também a diferença média da estatura entre homens e mulheres é de 6% a 8%. No homem predomina tecido muscular sobre o adiposo, o inverso se dá nas mulheres.

segunda-feira, 7 de março de 2011

MICROERGONOMIA: VOLTADA PARA O POSTO DE TRABALHO

A microergonomia esta centrada, nos equipamentos que constituem o posto de trabalho informatizado e áreas que lhe são adjacentes.




ESTUDO DO POSTO DE TRABALHO:
ABORDAGENS DA ERGONOMIA

  • 3POSTO é uma palavra oriunda da linguagem militar;
  • 3Indica um local onde alguém é colocado para realizar uma determinada tarefa ou função;

  • 3Normalmente, o posto de trabalho é uma localização situada dentro de um sistema de produção;

  • 3O posto de trabalho corresponde, então, a um papel definido, que comporta instruções e procedimentos, tais como: (o que fazer? quando fazer? e como fazer?) e meios (onde fazer? com que fazer?), a ser ocupado por um determinado sujeito.

quarta-feira, 2 de março de 2011

GINÁTICA LABORAL

Os primeiros registros da prática de GINÁSTICA LABORAL são de 1925. Neste ano, na Polônia, operários se exercitavam com uma pausa adaptada a cada ocupação particular. Alguns anos depois esta GINÁSTICA foi introduzida na Holanda e na Rússia. No início da década de 60, ela começou a ser praticada na Alemanha, Suécia, Bélgica e Japão. Os Estados Unidos adotaram a GINÁSTICA LABORAL em 1968. Os norte-americanos criaram a International Management Review, uma das mais significativas avaliações sobre a saúde do trabalhador pelo exercício físico. Ainda nesta época, a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, envolveu 259 voluntários numa pesquisa, que obteve resultados significativos.
A Ginástica Laboral no Brasil

No Brasil, as primeiras manifestações de atividades físicas entre colaboradores foram registradas em 1901, mas a GINÁSTICA LABORAL teve sua proposta inicial publicada em 1973. Algumas empresas começaram a investir em empreendimentos com opções de lazer e esporte para os seus colaboradores, como a Fábrica de Tecido Bangu e o Banco do Brasil, com a posterior criação da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

Como funciona a Ginástica Laboral

A GINÁSTICA LABORAL é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar aos participantes uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação. O programa de atividades deve ser desenvolvido após uma avaliação criteriosa do ambiente de trabalho e de cada participante em particular, respeitando a realidade da empresa e as condições disponíveis.

Como é elaborado o programa de Ginástica Laboral

Os programas de GINÁSTICA LABORAL são elaborados de acordo com as características e necessidades de cada empresa, destacando-se como fatores determinantes os itens abaixo:
PERFIL DA EMPRESA
E RAMO DE ATIVIDADE: É fundamental, para elaboração inicial do programa, conhecer a cultura da Empresa e a peculiaridade de sua rotina diária. INSERÇÕES ADAPTADAS AOS HORÁRIOS/TURNOS DA EMPRESA

ÁREAS DE RISCO: Os Profissionais de nossa Equipe devem conhecer previamente os setores da empresa, preparando-se adequadamente para respeitar suas normas de segurança, assim como os riscos ambientais (químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes) que podem estar relacionados a suas atividades.

CAUSAS DE AFASTAMENTO: Os Profissionais de nossa Equipe devem planejar parte do programa de GINÁSTICA LABORAL a partir de uma análise das atividades desenvolvidas em cada setor da empresa, e de acordo com as principais causas de afastamentos, queixas mais freqüentes ou outro objetivo relacionado à qualidade de vida, pois algumas empresas implantam o programa dentro de um conjunto de ações motivacionais e não especificamente relacionado à prevenção de lesões.

CONCEITOS TÉCNICOS DE ERGONOMIA

O objetivo da Ergonomia não é somente de dar conforto, é também de (eficácia, segurança e qualidade). Pois toda pessoa que trabalha feliz, produz mais. A Ergonomia aborda questões relativas ao trabalho:
  • Alto índice de acidentes de trabalho;
  • Problemas associados a doenças do trabalho;
  • Questões relacionadas a redução de produtividade, retrabalhos e diminuição da motivação;
  • Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que proporciona mais que um posto de trabalho melhor, mas também uma vida melhor no trabalho.
  • A atividade é uma expressão do funcionamento do homem na execução de sua tarefa

TRABALHO PESCRITO: Tarefa
TRABALHO REAL: Atividade

ABORDAGEM ERGONÔMICA

a) Considera-se as capacidades humanas e seus limites:

  • capacidade física;
  • força muscular;
  • dimensões corporais;
  • interpretação de informações pelo sistema sensorial (visão, audição)
  • capacidade de agir rapidez.

b) Analiza as exigências das tarefas e os diferentes fatores que influênciam as relações homem x trabalho:

  • as características materiais do trabalho: apresentação temporal e espacial;
  • peso dos instrumentos;
  • forçar a exercer;
  • dimensões do posto e do sistema;
  • disposição dos comandos.

SINAIS DE ALARME

a) Fisiológicas:

  • acelaração dos batimentos cardiácos;
  • quantidade de ar respirado;
  • atividade elétrica cerebral;
  • temperatura corporal.

b) Em nível de trabalho:

  • repetitividade dos erros cometidos em uma tarefa;
  • baixas na produtividade e na qualidade;
  • aumento do índice do trabalho;
  • acidente de trabalho (importância vital).

c) Subjetivas:

  • queixas eventuais dos trabalhadores;
  • noção de conforto: evolve também as pessoas quem trabalha.

d) Mudanças de comportamento:

  • ansiedade;
  • irritação;
  • impaciência.

OS DIFERENTES TIPOS DE ABORDAGENS DA ERGONOMIA

a) Quanto a abrangência:
  • Abordagem microergonômica: ergonomia do posto de trabalho;
  • Abordagem macroergonômica: ergonomia de sistemas de produção (abrange um setor inteiro, um departamento inteiro).

b) Quanto a contribuição:

  • Ergonomia de concepção: normas e especificações de projetos (o planejamento ergonômico);
  • Ergonomia de correção: modificações de situações existentes (ergonomia de melhoria);
  • Ergonomia de arranjo físico: melhoria de sequencias e fluxos de produção;
  • Ergonomia de consciêntização: capacitação em ergonomia (abrange dar palestras sobre ergonomia);



c) Quanto a interdiscplinariedade: são todas as profissões que envolvem a ergonomia.
  • Engenharia: projeto e produção do design do produto;
  • Design: metodologia do projeto e design do produto;
  • Psicologia: treinamento e motivação do pessoal;
  • Medicina, Enfermagem, Fisioterapia: prevenção de acidentes edoenças do trabalho;
  • Administração: projetos organizacionais e gestão de Recursos Humanos

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVÍDUAL - (EPI/NR-6)

Os EPI ou E.P.I, são os equipamentos de proteção individuais, destina-se a proteger a integridade física do trabalhador durante a atividade de trabalho. EPI é todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteger um ou mais riscos suscetíveis de ameaçar a sua segurança, integridade física e saúde, bem como qualquer complemento ou acessório destinado a esse objetivo.
A função dos E.P.I é neutralizar ou atenuar um possível agente agressivo, contra o corpo do trabalhador que o usa.
Os E.P.I, evitam lesões ou minimizam a sua gravidade, em casos de acidentes ou exposições à riscos, também podem nos proteger contra efeitos de substâncias tóxicas, alérgicas ou agressivas, que podem causar as chamadas doenças ocupacionais.



Podemos classificar os E.P.I em 4 grupos.
- Proteção para a cabeça ;
- Proteções para os membros superiores e inferiores ;
- Proteção para o tronco ;
- Proteção das vias respiratórias e cintos de segurança ;
Lembrem-se, usem sempre o E.P.I adequado, e em bom estado, pois estes poderão prevenir, ou atenuar possíveis lesões.



Principais EPI:

1) Proteção da cabeça
Capacete: Proteção do crânio contra impactos, choques elétricos e no combate a incêndios.
Capuz: Proteção do crânio contra riscos de origem térmica, respingos de produtos químicos e contato com partes móveis de máquinas.

2) Proteção dos olhos e face
Óculos: Proteção contra partículas, luz intensa, radiação, respingos de produtos químicos.

3) Proteção da pele
Creme protetor: Proteção da pele contra a ação de produtos químicos em geral.

4) Proteção dos membros superiores
Luvas de proteção, mangas, mangotes, dedeiras: Proteção de mãos, dedos e braços de riscos mecânicos, térmicos e químicos

5) Proteção dos membros inferiores
Calçados de segurança, botas e botinas: Proteção de pés, dedos dos pés e pernas
contra riscos de origem térmica, umidade, produtos químicos, quedas.

6) Proteção contra quedas com diferença de nível
Cintos de segurança - tipo pára-quedista e com talabarte; trava quedas; cadeiras suspensas.

7) Proteção Respiratória
Máscaras de proteção respiratória: Proteção do sistema respiratório contra gases, vapores, névoas, poeiras.

8) Proteção para o corpo em geral
Calças, conjuntos de calça e blusão, aventais, capas: Proteção contra calor, frio, produtos químicos, umidade, intempéries.

9) Proteção Auricular
Protetores auriculares: protegendo o ouvido de barulhos altos, entrada de água ou vento excessivo.




quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

POSICIONAMENTO DA APLICAÇÃO DE ERGONOMIA NO BANCO CENTRAL DO BRASIL (SEDE CURITIBA - ADCUR)

[Estação de Trabalho - Bacen]


[Estação de Trabalho - Bacen]


[Estação de Trabalho - Escritório]


[Estação de Trabalho - Bacen]


[Estação de Trabalho, Recepção]

POSICIONAMENTO DE TRABALHO EM ERGONOMIA

[Posicionamento de Forma Errada]


[Posicionamento Correto]



[Posicionamento Correto]

1) Mantenha uma boa postura, relaxante, neutra; quando usar o teclado. Use uma cadeira que tenha suporte para as costas.

2) Mantenha seus ombros relaxados e os cotovelos junto ao corpo.

3) Evite girar ou inclinar o tronco ou o pescoço ao trabalhar. Itens de uso frequente devem ser posicionados a sua frente.

4) Evite apoiar seus cotovelos em superfícies dura ou na mesa. Use pequenas almofadas se necessário.

5) O monitor deve estar posicionado entre 45 cm e 70 cm de distância em relação aos seus olhos, nunca acima da linha da visão.

6) Posicione o teclado a uma altura confortavel, fazendo com que seu cotovelo fique dobrado em ângulo reto e punho neutro. Portanto, o teclado dev estar abaixo da altura do cotovelo.

Você já pensou na Sua Postura Hoje ?
O Segredo para prevenir dores está na Postura Correta.
Considerando-se que o segredo está na Postura Neutra,
segue abaixo exemplos do que se deve ou não fazer


Quais os Possíveis Efeitos da Má Postura ?
* Dor no Pescoço* Dor nas costas
* Dor nos braços ou ante-braço
* Dor nas mãos* Sensação de cansaço* Desconforto
* Outros problemas de saúde (LER / DORT)A melhor coisa é prevenir estes problemas;* Mantenha-se sempre na postura NEUTRA;
*Postura neutra pode significar um dia mais produtivo e mais confortável para você.

Não se esqueça de pensar neste assunto todos os dias

FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA, QUESTÕES REFLEXIVAS SOBRE A ERGONOMIA

*Origem e evolução da ergonomia
CONCEITO: Ergonomia trata-se da disciplina orientada para uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade humana em exercício do trabalho.

1) O que é ergonomia ?
Adaptação do trabalho ao ser humano
O trabalho tem todo um pano de fundo de sofrimento:* Em latim: trabalho = tripaliumtrabalhar= tripaliare (torturar com o tripalium)* Na bíblia: “ganharás o pão com o suor de teu rosto” *Na Grécia antiga: duplo sentido: ponos = penalidadeergon = criação*No sentido etimológico do termo: Ergonomia significa estudo das leis do trabalho.

1.1)Por que usar a Ergonomia?
Qualidade versus Produtividade;
Novas Tecnologias;
Competividade de Mercado (Expansão de Mercado)

2) Evolução histórica*Não existe ainda uma história, propriamente dita, sobre Ergonomia; *Conjunto de conhecimentos referentes ao ser humano em atividade de trabalho permitiu o surgimento desta disciplina; *Os primeiros estudos sobre o homem em atividade profissional foram realizados por engenheiros, médicos do trabalho e pesquisadores de diversas áreas de conhecimento.
*O termo ergonomia foi utilizado pela primeira vez, em 1857, pelo polonês W. Jastrzebowski, que publicou um artigo intitulado “Ensaio de ergonomia ou ciência do trabalho baseada nas leis objetivas da ciência da natureza”.*Quase cem anos mais tarde, em 1949, um engenheiro inglês chamado Murrel criou na Inglaterra a primeira sociedade nacional de ergonomia, a “Ergonomic Research Society”.
*Posteriormente, a ergonomia desenvolveu-se em numerosos países industrializados, como a França, Estados Unidos, Alemanha, Japão e países escandinavos.*Em 1959 foi fundada a “International Ergonomics Association”.*Em 31 de agosto de 1983 foi criada a “Associação Brasileira de Ergonomia”.*Em 1989 foi implantado o primeiro mestrado do país no PPGEP/UFSC.

3) O desenvolvimento atual da Ergonomia pode ser caracterizado segundo quatro níveis de exigências:*As exigências tecnológicas: técnicas de produção*As exigências econômicas: qualidade e custo de produção*As exigências sociais: melhoria das condições de trabalho*As exigências organizacionais: gestão participativa
*Conceito da Ergonomics Research Society (U.K.):“ A ergonomia é o estudo da relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução surgida neste relacionamento”.
*Conceito da International Ergonomics Association (IEA):“ A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar em uma melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida”.
*Conceito da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO): “A Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano”.

1) Quanto a abrangência: *Ergonomia do posto de trabalho: abordagem microergonômica *Ergonomia de sistemas de produção: abordagem macroergonômica;

2) Quanto a contribuição: *Ergonomia de concepção: normas e especificações de projeto *Ergonomia de correção: modificações de situações existentes *Ergonomia de arranjo físico: melhoria de seqüências e fluxos de produção *Ergonomia de conscientização: capacitação em ergonomia;

3) Quanto a interdisciplinaridade: *Engenharia: projeto e produção ergonomicamente seguros *Design: metodologia de projeto e design do produto *Psicologia: treinamento e motivação do pessoal *Medicina e enfermagem: prevenção de acidentes e doenças do trabalho *Administração: projetos organizacionais e gestão de R.H.


1) Ergonomia de projeto X Ergonomia industrial: *Ergonomia de projeto:é a Ergonomia preventiva no estágio de projeto *Ergonomia industrial: é a Ergonomia corretiva de situações existentes;


2) Ergonomia do produto X Ergonomia da produção *Ergonomia do produto: é a Ergonomia de concepção de um dado objeto *Ergonomia da produção: é a Ergonomia de chão de fábrica;


3) Ergonomia de laboratório X Ergonomia de campo *Ergonomia de laboratório: é a pesquisa em Ergonomia realizada em situação controlada de laboratório; *Ergonomia de campo: é a pesquisa em Ergonomia realizada em situação real de trabalho.

NR - 17 APLICADA À ERGONOMIA

A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa (trabalho), e “nomos” que significa (leis). Em latim: ERGOS que significa (trabalho) NOMOS que significa (leis, regras). Sendo assim: "Leis de Trabalho".
A lei que regula a Ergonomia em Segurança, Saúde e Médicina do Trabalho é a NR-17.
A Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano.
O objetivo da Ergonomia é de adaptar o trabalho o ser humano (não o contrário).
Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”. Também é chamada de Engenharia dos Fatores Humanos, e ultimamente, também se tem preocupado com a Interface Ser Humano-Computador. As preocupações com a ergonomia estão a tornar-se um fator essencial à medida que o uso de computadores tem vindo a evoluir. A Ergonomia pode ser aplicada em vários setores de atividade (Ergonomia Industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.). Em todos eles é possível existirem intervenções ergonômicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho. A Ergonomia atua em todas as frentes de qualquer situação de trabalho ou lazer, desde o stress físico nas articulações, músculos, nervos, tendões, ossos, etc., até aos fatores ambientais que possam afetar a audição, visão, conforto e principalmente a saúde.
Conhecida como estudo cientifíco da relação entre o ser humano e seus ambientes de trabalho, a Ergonomia tem alguns objetivos básicos que são: possibilitar conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e de patologias especifícas no trabalho.
À medida que o ser humano habitua-se ao trabalho, melhora a sua produtividade. A idéia de Ergonomia foi trazer conforto para o ser humano em atividades de trabalho e melhor qualidade de vida.
Quanto mais uma empresa no conforto no trabalho, melhor será o retorno em qualidade de vida do trabalhador, mais lucratividade para a empresa, melhor produtividade do funcionário.

DESENVOLVIMENTO ATUAL DA ERGONOMIA
A Ergonomia é desenvolveu-se a partir de quatro níveis de exigências, são elas:
  • EXIGÊNCIAS TECNOLÓGICAS: técnicas de produção;
  • EXIGÊNCIAS ECONÔMICAS: qualidade e custo de produção;
  • EXIGÊNCIAS SOCIAIS: melhorar as condições de vida no trabalho;
  • EXIGÊNCIAS ORGANIZACIONAIS: gestão participativa.