A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa (trabalho), e “nomos” que significa (leis). Em latim: ERGOS que significa (trabalho) NOMOS que significa (leis, regras). Sendo assim: "Leis de Trabalho".
A lei que regula a Ergonomia em Segurança, Saúde e Médicina do Trabalho é a NR-17.
A Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano.
O objetivo da Ergonomia é de adaptar o trabalho o ser humano (não o contrário).
Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”. Também é chamada de Engenharia dos Fatores Humanos, e ultimamente, também se tem preocupado com a Interface Ser Humano-Computador. As preocupações com a ergonomia estão a tornar-se um fator essencial à medida que o uso de computadores tem vindo a evoluir. A Ergonomia pode ser aplicada em vários setores de atividade (Ergonomia Industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.). Em todos eles é possível existirem intervenções ergonômicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho. A Ergonomia atua em todas as frentes de qualquer situação de trabalho ou lazer, desde o stress físico nas articulações, músculos, nervos, tendões, ossos, etc., até aos fatores ambientais que possam afetar a audição, visão, conforto e principalmente a saúde.
Conhecida como estudo cientifíco da relação entre o ser humano e seus ambientes de trabalho, a Ergonomia tem alguns objetivos básicos que são: possibilitar conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e de patologias especifícas no trabalho.
À medida que o ser humano habitua-se ao trabalho, melhora a sua produtividade. A idéia de Ergonomia foi trazer conforto para o ser humano em atividades de trabalho e melhor qualidade de vida.
À medida que o ser humano habitua-se ao trabalho, melhora a sua produtividade. A idéia de Ergonomia foi trazer conforto para o ser humano em atividades de trabalho e melhor qualidade de vida.
Quanto mais uma empresa no conforto no trabalho, melhor será o retorno em qualidade de vida do trabalhador, mais lucratividade para a empresa, melhor produtividade do funcionário.
DESENVOLVIMENTO ATUAL DA ERGONOMIA
A Ergonomia é desenvolveu-se a partir de quatro níveis de exigências, são elas:
- EXIGÊNCIAS TECNOLÓGICAS: técnicas de produção;
- EXIGÊNCIAS ECONÔMICAS: qualidade e custo de produção;
- EXIGÊNCIAS SOCIAIS: melhorar as condições de vida no trabalho;
- EXIGÊNCIAS ORGANIZACIONAIS: gestão participativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário