CONSULTAR

domingo, 19 de junho de 2011

ILUMINAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

O que diz a NR-17 sobre iluminação. Em todos os locais de trabalho devem haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada a natureza da atividade.

A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída. A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar o ofuscamento de reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos (iluminamento).

O níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locas de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidas na NBR-5413, Norma Brasileira registrada no INMETRO.


A medição dos níveis de iluminamento deve ser feita no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual utilizando-se de LUXIMETRO, com fotocélula corrigida para a sensibilidade dos olhos humanos e em função do ângulo de incidência.

Os níveis adequados de iluminância (fluxo de iluminoso ou quantidade de luz que incide sobre uma superfície) no ambiente de trabalho concorrem para manter a qualidade do produto com menores perdas de material, com menor potencial de risco de acidentes prevenindo-se a fadiga visual causada por longos períodos de exposição a má iluminação. Uma boa iluminação não significa níveis excessivos de aclaramento, embora a legislação especifique os níveis mínimos, mas sim de uma distribuição uniforme, evitando-se que a parte mais iluminada supere um valor maior que quatro vezes do local mais obscuro para que não ocorram ofuscamento e fadiga visual, geralmente ocasionalmente pela adaptação constante, a retina , as variações de aclaramento e penumbra. O ofuscamento é uma sensação desagradável que pode ocasionar cefaléia, cansaço visual, sendo causado por luz excessiva sob superfícies pólidas e reflexetoras, acarretamento mal estar e desconforto no ambiente de trabalho, devendo ser evitado.


TIPOS DE ILUMINAÇÃO

CONCEITOS


ILUMINÂNCIA: Fluxo luminoso ou quantidade de luz que incide sobre uma superficíe, sua unidade de medida é o LUX (Lx). A iluminância é a medida de claridade percebido pelos olhos humanos.


LUMINÂNCIA: É a quantidade refletida ou absorvida de luz. Equivalente a unidade de medida, é a candela (cd/m). A iluminância também é chamada de intensidade luminosa.

REFLETÂNCIA: É a porcentagem de luz refletida em relação a luz incidente. Ou seja, a razão entre iluminância e luminância.

Nenhum comentário: