CONSULTAR

domingo, 19 de junho de 2011

TIPOS DE LÂMPADAS

LED: As lâmpadas de LED são as queridinhas do momento. Elas são menores, consomem menos energia e duram mais que as concorrentes. Se comparada com as incandescentes que duram 1000 horas e as fluorescentes 10.000 horas, as LED podem chegar a 25.000 horas.

As LEDs são feitas de semicondutores, do tamanho de grãos de areia, cobertos com lentes plásticas de diversos tamanhos. A tecnologia utilizada neste tipo de iluminação têm sido usada na fabricação de semáforos de trânsito e na iluminação interna de automóveis.

As lâmpadas hoje utilizadas na maioria das residências e empresas são construídas no interior de invólucros de vidro. Nas lâmpadas incandescentes o invólucro mantém o vácuo para que um filamento fique incandescente sem se queimar, emitindo luz e muito calor. Nas lâmpadas fluorescentes, um gás inerte é que é mantido fechado e emite luz ao ser atravessado por elétrons. Esta composição faz com que elas gastem mais energia e durem menos.

O único incômodo é que as LEDs ainda não possuem o brilho suficiente para iluminar um ambiente de uma casa como as outras lâmpadas. Entretanto, a pesquisa continua para que se chegue ao protótipo perfeito: uma luz econômica, eficiente e que dê no bolso do consumidor.


_

INCANDESCENTE: Dê baixo rendimento luminoso, pequena vida útil, baixo custo de aquisição e instalação. É usado em locais onde os níveis de iluminância é inferior a 200 lux (residência).


FLUORESCENTE: Elevada eficiência luminosa, vida útil prolongada, custo maior, baixa iluminação, pouca possibilidade de ofuscamento. É usada em iluminação interna, comercial, industrial, que necessitam de iluminância.



VAPOR DE MERCÚRIO: Bom rendimento luminoso e boa duração, apresenta luz monocromática amarela, usada em iluminação de ruas, pátios e fundições.

Nenhum comentário: