CONSULTAR

sexta-feira, 10 de junho de 2011

ANTROPOMETRIA NA ERGONOMIA

ANTROPOMETRIA NA ERGONOMIA

A Antropometria estuda as medidas do corpo humano. Palavra Anthropos que quer dizer homem e Metrikos, que quer dizer justa proporção.

Antropometria = anthropos (homem) + Metron (medida);

  • É a Ciência que estuda os valores métricos parcelares e globais do corpo humano e as suas inter-relações com o meio, tendo em consideração a amplitude dos seus movimentos.


Biótipos Básicos

  • Endomorfo: Corresponde ao indivíduo gordo, isso é membros superiores e inferiores curtos e flácidos, abdomên protuso e cheio, cabeça e ombros arredondados.
  • Mesomorfo: Indíviduo com tipo, ou seja peito e ombros largos, braços e pernas musculosos, abdomên pequeno com a musculatura bem marcada.
  • Ecotomorfo: Indíviduo longelíneo, com face magra pescoço fino e comprido, ombros caídos e largos, troncos curtos e membros fino.
Apesar dessa classificação, a maior parte dos indíviduos não se encaixam em todas as características desses biotipos antropometricos são: raças, idade e sexo.

DIFERENÇAS INTER RACIAIS: As diferenças mais importantes entre grupos populacionais não são os tamanhos dos membros, mais sim a razão entre eles.

Exemplo: Nos americanos o comprimento da perna é de 48% de altura e dos coreanos e japones é de 46%.

DIFERENÇAS CORPORAIS: Depende da adaptação climática.

Exemplo: Povos de clima mais quente tendem a ter tronco fino e membros largos, já os povos de clima mais frio tem o tronco pouco volumoso e arredondado com membros curtos.

DIFERENÇAS CORPORAIS: Qualidade de vida. As medidas tendem a se alterar com a saúde e prática de esportes. E também a diferença média da estatura entre homens e mulheres é de 6% a 8%. No homem predomina tecido muscular sobre o adiposo, o inverso se dá nas mulheres.

Nenhum comentário: