CONSULTAR

Mostrando postagens com marcador Aplicações Técnicas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Aplicações Técnicas. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

QUAL A TEMPERATURA IDEAL PARA MANTER NOS ESCRITÓRIOS?

Nesses dias de sol escaldante e de pancadas de chuva no final da tarde, muitos devem se perguntar, qual a temperatura ideal? Essa questão é pivô de muitas discussões dentro dos escritórios.
Via de regra as mulheres são mais sensíveis ao ar condicionado, preferem temperaturas mais quentes. Mas, como toda regra tem sua exceção, as que estão na menopausa não pensam assim. Já os homens, gostam de um clima que lembra mais o habitat dos pinguins, quanto mais congelante melhor. Nos trabalhos de ergonomia que fazemos notamos que 9 a cada 10 pessoas entrevistadas, se queixam com relação ao conforto térmico nos escritórios.
Um ambiente muito quente contribui para tensão, estresse, e interfere na produtividade das pessoas. Uns sentem mais outros menos, mas todos são afetados.
A máquina de produzir calor
O ser humano tem uma grande capacidade de adaptação, ao contrário dos outros animais. Graças a ausência de pelo e as glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor, nosso corpo se mantém a uma temperatura que varia entre 35 graus e 39 graus, fora dessa faixa é sinal que algo não está bem. A lenda que os gordinhos sentem menos frio, faz sentido já que o tecido adiposo (gordura) funciona com um isolante térmico. Nosso corpo é uma máquina de produzir calor, e faz isso o tempo todo, devido ao processo de queima da glicose, proteína e gordura pelo oxigênio que tem como efeito a liberação do CO2 e água.
O efeito sauna
A válvula de escape para manter a temperatura do corpo é o suor, mas não necessariamente ele em si. Não adianta suar, é preciso que haja uma troca com o ambiente, que esse suor evapore. Por isso, ao contrário do que muitos pensam, um ambiente quente, com temperatura acima de 35 graus e que tenha a umidade relativa também alta, não é confortável, pelo contrário. O ar que já está próximo da saturação, não favorece a evaporação, contribuindo para que a sensação térmica seja ruim. Quem já desceu no aeroporto de Manaus sabe do que eu estou falando. É como estar dentro de uma sauna.
Mas, ainda não acabou, outro fator que interfere no conforto térmico além da umidade relativa e da temperatura em si, é a velocidade do ar. O deslocamento do ar retira a camada de ar quente de que está próximo a pele, renovando-a por um ar menos saturado.
Vamos as normas
Existe um parâmetro, previsto em norma. A NR17 do Ministério do Trabalho, determina que a temperatura do ambiente de trabalho onde são executadas atividades que exige da galera o intelecto, tais como: laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento, análise de projetos, tenham temperatura efetiva entre 20 e 23 graus centígrados, com umidade relativa inferior a 40%. Já a ISO 9241 recomenda temperatura de 20 a 24 graus no verão e 23 a 26 graus no inverno, com umidade relativa entre 40 e 80%. E acreditem, até limite para a velocidade do ar é parametrizado, não deve ser superior a 0,75 m/s.
5 dicas práticas para melhorar o conforto térmico do seu ambiente de trabalho.
1. Crie advogados
Não dá para agradar todo mundo. Sendo assim, o único jeito é padronizar e estabelecer uma regra, deixando claro para toda galera quais os valores aceitáveis. Padronize a temperatura ambiente entre 20 e 23 no verão e 23 a 26 graus no inverno. Coloque esses valores em um papel com uma moldura bem bonita e pendure próximo ao ar condicionado, em um local onde todos possam ver;
2. Dança das cadeiras
Proponha uma mudança nos locais onde as pessoas sentam. Quem é chegado em um ar condicionado senta mais próximo do bicho e os mais friorentos ficam longe.
3. Com que roupa eu vou
Dê atenção ao tipo de vestimenta que você vai usar. Parece simples, mas ninguém faz. A roupa funciona como um isolante térmico. Se você sente frio e vai trabalhar de regata só por que trabalha dentro de um escritório, não adianta colocar a culpa na galera do ar. O inverso também se aplica, camisetas de algodão são mais confortáveis.
4. Planeje seus horários
Se você é o que sofre com calor e tem que fazer alguma atividade que envolva um esforço físico maior, tipo fazer uma inspeção dentro da fábrica, acessar áreas com lances de escada, organizar um arquivo morto, sei lá o que mais… Deixe isso para o período da manhã, onde o sol está mais baixo e a temperatura é mais amena, ou para o final da tarde. Já você que sente frio até debaixo do cobertor, faça o inverso, fique no escritório pela manhã onde teoricamente os caras pegão mais leve com o ar e saia nos horários mais quentes.
5. Cuide do seu corpo
Regras simples de saúde ajudam na questão do conforto térmico. Fazer atividades físicas regularmente, escolher um cardápio mais leve em dias quentes e se hidratar sempre ajudam na sensação do conforto térmico.
É isso ai… Agora você tem argumentos para negociar com seus colegas de trabalho para que todo mundo, ou pelo menos a maioria fique feliz.
Imprima o arquivo em pdf, cole no mural (para isso, acessa o Acervo 2.0 e o FALA ERGO!), mande por e-mail, fale com os caras que cuidam dessa área ai na sua empresa.
Se você gostou dessa postagem, dá um curtir compartilhe com seus colegas, deixe seu comentário.

OS 10 MANDAMENTOS DE ERGONOMIA PARA LEVANTAR E MANUSEAR CARGAS

1. Pegue a carga o mais próximo do corpo.
2. Não flexione o tronco (dobrar a coluna) quando abaixar para pegar uma carga.
3. Sempre que for movimentar uma carga a distâncias maiores que 2 metros, utilize um carrinho ou empilhadeira.
4. Sempre que for levantar uma carga cujo peso seja maior que 15 kg, peça ajuda a um colega.
5. Evite levantar cargas torcendo o tronco para os lados.
6. Respeite pausas entre um levantamento e outro, o ideal é manter a frequência de 1 levantamento a cada 5 minutos.
7. Não eleve cargas acima do nível da cabeça.
8. Sempre que for levantar ou movimentar uma carga, mantenha uma postura de base: pernas afastadas umas das outras, joelhos semi flexionados, coluna ereta, braços próximos ao corpo (braços na vertical).
9. Na movimentação de carrinhos, prefira empurrar ao invés de puxar.
10. Quando estiver movimentando cargas instáveis (bombonas, sacos, ou recipientes com líquido), onde o baricentro se desloca, redobre a atenção quanto a sua postura.

domingo, 7 de abril de 2013

TRABALHO EM FRIGORÍFICOS: OBSERVAÇÕES


Como evitar os danos irreparáveis a saúde dos trabalhadores de frigoríficos?
A manipulação dos frangos devem serem feitas necessariamente em temperaturas baixas, afim de garantir boas condições para o consumo humano. 
O que fazer então? Para industrializar o frango em grandes quantidades e não prejudicar a saúde dos trabalhadores?
Há medidas eficazes que podem serem tomando; entretanto o trabalho na linha de produção precisa ser alterado, mas as empresas geralmente alegam que o seu custo tornaria inviável para a produção. Chegam até a ameaçar o fechamento de fábricas.

domingo, 6 de março de 2011

DINÂMICA DO FOGO

CALOR: Aquece o ar chegando à altissimas temperaturas a propagação do fogo através da combustão espontâneia de certos materias e deformação e a perda de resistência, entre outros.


GASES: Eles são invisíveis, podem ser tóxicos. Sua difusão (o gás se espalhando) faz com que o fogo se propague mais.


FUMAÇA: Pode reduzir a visiabilidade, provoca pânico, dificulta a saída, intoxica, corroi objetos frágeis, etc. *A fumaça e os gases são responsáveis por 80% das mortes, de acordo com a NFPA - National Fire Protection Association.


METANOL: É o tipo de combustível que quando pega fogo, quando queima, não é possível visualizar que esta pegando fogo, apenas sentir que algo esta queimando e muito quente.

FOGO: Reação química denominada combustão que ocorre com a oxidação rápida do material combustível, sólido líquido, com oxigênio do ar, provocada por uma fonte, que gera chamas e despende-se calor, além de evitar fumaças, gases e outros resíduos.

COMBUSTÃO: Reação que consiste na combinação de material combustível (sólido e líquido) com oxigênio, que atirado por uma fonte de calor, inicia-se uma transformação química. o fogo, com a produção de mais calor, que propiciam o prosseguimento da reação de um mecanismo racional, chamado de reação em cadéia.


O fogo, com a produção de mais calor, que propiciam o prosseguimento da reação de um mecanismo racional, chamado de reação em cadéia.

quarta-feira, 2 de março de 2011

GINÁTICA LABORAL

Os primeiros registros da prática de GINÁSTICA LABORAL são de 1925. Neste ano, na Polônia, operários se exercitavam com uma pausa adaptada a cada ocupação particular. Alguns anos depois esta GINÁSTICA foi introduzida na Holanda e na Rússia. No início da década de 60, ela começou a ser praticada na Alemanha, Suécia, Bélgica e Japão. Os Estados Unidos adotaram a GINÁSTICA LABORAL em 1968. Os norte-americanos criaram a International Management Review, uma das mais significativas avaliações sobre a saúde do trabalhador pelo exercício físico. Ainda nesta época, a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, envolveu 259 voluntários numa pesquisa, que obteve resultados significativos.
A Ginástica Laboral no Brasil

No Brasil, as primeiras manifestações de atividades físicas entre colaboradores foram registradas em 1901, mas a GINÁSTICA LABORAL teve sua proposta inicial publicada em 1973. Algumas empresas começaram a investir em empreendimentos com opções de lazer e esporte para os seus colaboradores, como a Fábrica de Tecido Bangu e o Banco do Brasil, com a posterior criação da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

Como funciona a Ginástica Laboral

A GINÁSTICA LABORAL é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar aos participantes uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação. O programa de atividades deve ser desenvolvido após uma avaliação criteriosa do ambiente de trabalho e de cada participante em particular, respeitando a realidade da empresa e as condições disponíveis.

Como é elaborado o programa de Ginástica Laboral

Os programas de GINÁSTICA LABORAL são elaborados de acordo com as características e necessidades de cada empresa, destacando-se como fatores determinantes os itens abaixo:
PERFIL DA EMPRESA
E RAMO DE ATIVIDADE: É fundamental, para elaboração inicial do programa, conhecer a cultura da Empresa e a peculiaridade de sua rotina diária. INSERÇÕES ADAPTADAS AOS HORÁRIOS/TURNOS DA EMPRESA

ÁREAS DE RISCO: Os Profissionais de nossa Equipe devem conhecer previamente os setores da empresa, preparando-se adequadamente para respeitar suas normas de segurança, assim como os riscos ambientais (químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes) que podem estar relacionados a suas atividades.

CAUSAS DE AFASTAMENTO: Os Profissionais de nossa Equipe devem planejar parte do programa de GINÁSTICA LABORAL a partir de uma análise das atividades desenvolvidas em cada setor da empresa, e de acordo com as principais causas de afastamentos, queixas mais freqüentes ou outro objetivo relacionado à qualidade de vida, pois algumas empresas implantam o programa dentro de um conjunto de ações motivacionais e não especificamente relacionado à prevenção de lesões.

CONCEITOS TÉCNICOS DE ERGONOMIA

O objetivo da Ergonomia não é somente de dar conforto, é também de (eficácia, segurança e qualidade). Pois toda pessoa que trabalha feliz, produz mais. A Ergonomia aborda questões relativas ao trabalho:
  • Alto índice de acidentes de trabalho;
  • Problemas associados a doenças do trabalho;
  • Questões relacionadas a redução de produtividade, retrabalhos e diminuição da motivação;
  • Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que proporciona mais que um posto de trabalho melhor, mas também uma vida melhor no trabalho.
  • A atividade é uma expressão do funcionamento do homem na execução de sua tarefa

TRABALHO PESCRITO: Tarefa
TRABALHO REAL: Atividade

ABORDAGEM ERGONÔMICA

a) Considera-se as capacidades humanas e seus limites:

  • capacidade física;
  • força muscular;
  • dimensões corporais;
  • interpretação de informações pelo sistema sensorial (visão, audição)
  • capacidade de agir rapidez.

b) Analiza as exigências das tarefas e os diferentes fatores que influênciam as relações homem x trabalho:

  • as características materiais do trabalho: apresentação temporal e espacial;
  • peso dos instrumentos;
  • forçar a exercer;
  • dimensões do posto e do sistema;
  • disposição dos comandos.

SINAIS DE ALARME

a) Fisiológicas:

  • acelaração dos batimentos cardiácos;
  • quantidade de ar respirado;
  • atividade elétrica cerebral;
  • temperatura corporal.

b) Em nível de trabalho:

  • repetitividade dos erros cometidos em uma tarefa;
  • baixas na produtividade e na qualidade;
  • aumento do índice do trabalho;
  • acidente de trabalho (importância vital).

c) Subjetivas:

  • queixas eventuais dos trabalhadores;
  • noção de conforto: evolve também as pessoas quem trabalha.

d) Mudanças de comportamento:

  • ansiedade;
  • irritação;
  • impaciência.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CARACTERÍSTICAS DA HIGIENE E MEDICINA DO TRABALHO

A Higiene e Medicina do Trabalho tem caráter preventivo.

Legislação Vigente relacionada à Higiene e Medicina do Trabalho:
(NR 4, NR 7 e NR 9)

NR 6 referente ao uso de EPI's (as responsabilidades cívis do Técnico em Segurança do Trabalho)
Dos objetivos dispostos são:

1) A eliminação das causas das doenças profissionais;

2) Redução dos efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho em pessoas doentes ou portadoras de defeitos físicos;

3) Prevenção de agravamento de doenças e de lesões;

4) Manutenção da saúde dos trabalhadores e aumento da produtividade por meio de controle do ambiente do trabalho.


O PROGRAMA DE HIGIENE NO TRABALHO ENVOLVE:

1) Ambiente físico de trabalho;

2) Ambiente psicológico;

3) Aplicação de principios de ergonomia;

4) Saúde ocupacional.


Saúde Ocupacional envolve: o PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
A lei número 24/94 instituí o Programa de Controle de Saúde Ocupacional.

É através do PCMSO é exigido o exame médico admissional e os exames médicos periodicos.
Estes exames também são exigidos quando houver retorno ao trabalho, no caso de afastamento superior a 30 dias e quando ocorrer a mudança efetiva da função (deve ser feito antes de ocorrer a transferência).
No caso de afastamento definitivo da empresa de se exigir o exame médico demissional, nos 15 dias que antecedem o desligamento do funcionário.


ACIDENTES DE TRABALHO


Acidente: Fator súbito, inesperado sem a intensão, que produz morte, lesão corporal ou dano moral. (Chiavenato, 1999)

Tudo o que ocorre em nossa vida, que não atender a nossa realidade é ACIDENTE.

Nenhum acidente é uma fatalidade porque tudo pode ser prevenido. Pelo fato de uma fatalidade não tem justificativa sobre como fazer uma análise. Acidente é sempre provocado por alguma coisa.