CONSULTAR
Mostrando postagens com marcador Riscos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Riscos. Mostrar todas as postagens
domingo, 2 de setembro de 2012
domingo, 19 de agosto de 2012
ESPAÇOS CONFINADOS
Trabalho em espaço confinado não é brincadeira. Explosão de gases e sufocamento são ameaças que rondam os que prestam serviços em confinamento. Qualquer deslize pode ser um mergulho para a morte. Então, fique alerta. Jamais entre em ambiente confinado sem ter a noção exata de cada risco.
ESCORREGAR, TROPEÇAR E CAIR
As quedas no mesmo nível que estamos são mais comuns de que se imagina. Elas podem causar lesões e afastamentos do trabalho e, às vezes, fatalidades. No entanto, como qualquer outro acidente, esse também pode ser prevenido.
LENTES DE CONTATO
A lente de contato é uma forma confortável e prática de se corrigir a visão.
Entretanto, nos locais de trabalho, nem sempre isso será recomendável.
Entretanto, nos locais de trabalho, nem sempre isso será recomendável.
EXPOSIÇÃO AO FRIO
O trabalho em ambientes frios, como câmaras frigorificas e o manuseio de cargas congeladas, pode ser extremamente prejudicial a saúde do trabalhador. Para não contrair uma doença ocupacional e evitar um acidente (hipotermia, por exemplo), basta adotar algumas práticas de segurança durante a jornada de trabalho.
Tais como:
Tais como:
- Usar botas isolantes, luvas, calças e meias de lã, suéter, camiseta e uma capota com capuz para minimizar a temperatura do corpo acima de 36ºC.
- Monitorar o ambiente de trabalho com termômetro adequado.
- Certificar-se de que a roupa de proteção esteja devidamente seca, caso esteja úmida, trocar imediatamente por outra.
- Utilizar proteção adicional de corpo inteiro, quando o trabalho o trabalho ser realizado em locais com temperaturas inferior à 4ºC.
- Trabalhar sempre em dupla, nunca sozinho.
- Consumir alimentos sólidos e líquidos quentes nos intervalos de trabalho.
- Ambientar-se aos poucos para os recém-contratados.
- Não expor quaisquer partes da pele em ambientes com temperaturas equivalentes a -32C.
domingo, 8 de abril de 2012
EXAMES MÉDICO OBRIGATÓRIO (CONTINUAÇÃO)

EXAMES PERIÓDICOS: Deverá ser realizado de acordo com os intervalos mínimo de tempo abaixo discriminados:
a) Para trabalhos expostos a riscos ou a situação de trabalho que implique o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional, ou ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, os exames deverão ser repetidos a cada ano a intervalos menores, critério do médico encarregado; ou se notificado pelo médico agente da inspeção do trabalho, ou ainda, como resultado de negociação coletiva do trabalho.
De acordo com à periodicidade especificada no anexo nº 6 da NR-15, para trabalhadores expostos a condições de riscos.
b) Para os demais trabalhadores:
- anual, quando menores de 18 anos e maiores de 45 anos de idade.
- a cada 2 anos para os trabalhadores entre 18 e 45 anos de idade.
EXAMES DE RETORNO AO TRABALHO
Deverá ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia de volta ao trabalho, de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 dias por motivos de doença ou de acidente de natureza ocupacional ou não, ou parto.
EXAME DE MUDANÇA DE FUNÇÃO
Deverá ser realizado por mudança de função e a qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique a exposição do trabalhador à risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudança.
domingo, 5 de fevereiro de 2012
EXAMES MÉDICO OBRIGATÓRIO

EXAME ADMISSIONAL
É um exame médico simples e obrigatório solicitado pelas empresas antes de firmar contratação assinada. O exame médico admissional será previsto no artigo 168 da CLT, o qual diz:

"Será obrigatório exame médico por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instalações complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho: I na admissão; II na demissão; III periodicamente."

O Exame Admissional é necessário para comprovar o bom estado de saúde físico e mental do novo funcionário, para exercer a função que será destinada. É realizado por um médico com especialização em Medicina do Trabalho, pois é quem identificar as doenças ocupacionais.
O exame inicia com uma entrevista sobre doenças ou licenças de empregos anteriores, dando ênfase aos possíveis agentes nocivos que este trabalhador estiver exposto. O médico questiona se o trabalhador sofre de alguma doença crônica, verifica a pressão arterial, batimentos cardíacos e temperatura. Após o exame e a entrevista, o médico emite o ATESTADO MÉDICO DE CAPACIDADE FUNCIONAL.
A prática é uma garantia para o empregador e para o empregado, porque se ao longo do tempo de trabalho o empregado adquirir alguma doença em decorrência de suas funções, ele poderá ser indenizado por isso.
Para o empregador, o Exame Admissional é necessário para saber se o candidato ao emprego esta apto para exercer as funções que dele serão exigidas dando maior garantia de que o trabalho será realizado.
É importante lembrar que no Exame Admissional não serão permitidos testes de gravidez e exame de HIV (SIDA), por serem considerados práticas discriminatórias.
EXAME DEMISSIONAL
Diferente do Exame Admissional, o Exame Demissional será realizado quando do desligamento do trabalhador de suas atividades, visando documentar as condições de saúde do funcionário, naquele momento.
Ele é necessário para que futuramente o trabalhador não alegue que foi demitido com problemas de saúde causados pelo seu trabalho.
O mesmo artigo 168 da CLT e a Norma Regulamentadora (NR-7), obrigam o empregador a submeter o empregado por ocasião da demissão, a um exame médico demissional, desde que o último exame médico periódico tenha sido realizado; há mais de:
- 135 leis para empresas de graus de risco 1 e 2, segundo o quadro I da (NR-4);
- 90 dias para as empresas de risco 3 e 4, segundo o quadro I da (NR-4);
- Para cada exame realizado, o médico deverá emitir o ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL (ASO).
A primeira via do ASO ficará arquivada no local de trabalho, à disposição da fiscalização do trabalho.
A segunda via do ASO será obrigatoriamente entregue ao trabalhador mediante o recibo da primeira via.
domingo, 2 de outubro de 2011
VIBRAÇÕES

A vibração é um movimento oscilatório de um corpo devido, a força de desequilíbrios de movimentos rotativos e movimentos alternados de uma máquina ou equipamento.
Como todo corpo em movimento oscilatório, um corpo que vibra descreve um movimento periódico que envolve um descolocamento num certo tempo; no que resulta na velocidade bem como a aceleração do movimento em questão.
Outro fator importante é a frequência desse movimento, isto é o mínimo de ciclos (movimentos completos) realizados num período de tempo. No caso caso de ciclos por segundo, utilizando-se a unidade hertz (Hz).
Ao contrário de muitos agentes ambientais a vibração somente será um problema quando houver efetivo contato físico entre um individuo e a fonte, o que auxilia o reconhecimento da exposição.
Todo corpo pode ser interpretado como um sistema mecânico (massa e mola, por exemplo), lembrando-se que na prática existe também o amortecimento.
Assim, todo corpo possui uma frequência natural de oscilação, podendo ser quantificada com um pequeno estímulo no sistema.
No entanto, este corpo poderá estar sujeito a forças externas e vibrações de outras fontes que podem entrar em contato com o mesmo.
- As atividades e operações que exponham os trabalhadores sem a proteção adequada, as vibrações localizadas ou de corpo inteiro serão caracterizadas como insalubres através de perícia realizada no local de trabalho.
- A perícia visando a comprovação ou não da exposição deve tomar por base os limites de tolerância definidos pela Organização Internacional para a Normatização - ISO em suas normas ISO 2631 e ISO/DIS 5349 ou suas substitutas.

Constarão obrigatoriamente no laudo da perícia:
1) critério adotado;
2) instrumental utilizado;
3) a metodologia de avaliação;
4) a descrição das condições de trabalho e o tempo de exposição às vibrações.
5) o resultado da avaliação quantitativa.
6) as medidas para eliminação e/ou neutralização da insalubridade, quando houver.
domingo, 21 de agosto de 2011
sábado, 9 de abril de 2011
CUIDADOS COM FERRAMENTAS ELÉTRICAS PORTÁTEIS
1) Procure sempre ler os manuais das ferramentas elétricas portáteis e as recomendações
de segurança indicadas pelo fabricante.
2) Aprenda o método de utilização e procure informações sobre a construção da ferramenta
elétrica manual para entender sobre os seus riscos e perigos.
3) Nunca utilize adornos (brincos, pulseiras, correntinhas, relógios, etc.) , roupas folgadas ou luvas que possam atrapalhar a operação.
4) Segure as ferramentas com firmeza pois há possibilidade destas ferramentas escaparem de
suas mãos, por trabalharem em alta rotação.
5) Ao realizar algum tipo de substituição de componente da ferramenta (broca, rebolo, etc.),
retire o “plug” da tomada de energia.
6) Nos trabalhos com ferramentas elétricas portáteis em locais úmidos, quando necessário,
adote plataformas isolantes, como tapetes de borracha e verifique se o cabo está em perfeitas
condições de uso, além de aterradas.
7) Tome cuidado com extensões - evitando-as - sempre que possível.
8) Utilize todos os EPI’s necessários.
9) Sinalizem e isolem a área de trabalho de forma adequada.
10) Não utilize ferramentas elétricas na presença de vapores e gases inflamáveis.
OBSERVAÇÃO COMPLEMENTAR
PONTO DE PERIGO DAS MÁQUINAS:
- Ponto de Operação;
- Ponto de Transição;
- E outras partes móveis da máquina
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
TÉCNICAS DE ABORDAGEM PARA IDENTIFICAR E ELIMINAR FALHAS
Neste artigo vou apresentar algumas técnicas de abordagens para ajudar no dia-a-dia dos prevencionistas em suas inspeções de rotina. Quando olhamos para uma situação de trabalho, nem sempre identificamos de imediato o que realmente está acontecendo. Embora tenhamos a idéia de que algo não está correto, muitas vezes o risco maior pode estar escondido. A correta identificação dessas falhas depende de como você fará a abordagem nessa situação. Muitas vezes vi profissionais de segurança usarem de seu poder para tentar corrigir uma situação e, além de não conseguir sanar a falha, provavelmente deixaram de notar outras itens de maior gravidade. Partindo do pressuposto que já identificamos alguma falha, é imprescindível que hajamos de forma natural e educada para que possamos tirar proveito do momento e assim levantar outros fatores de risco no local.Para isso vamos usar algumas técnicas de abordagem conforme os itens abaixo: 1- Ao chegarmos ao local em que se está executando uma tarefa, vamos primeiro observar a área de modo geral;
2- É importante nesse momento, observar a área como um todo, ou seja, equipamentos e também os funcionários que ali trabalham;
3- Procuramos atrair a atenção da pessoa sem, no entanto colocá-la em risco. Jamais grite. Coloque-se em uma posição em que o funcionário possa vê-lo;
4- Assim que o trabalho for paralisado, aproxime-se. Se a pessoa não lhe conhecer, identifique-se e cumprimente-a. Isso faz parte da educação e também torna o diálogo mais agradável;
5- Procure elogiar o comportamento da pessoa ressaltando os pontos positivos da situação. Jamais chegue falando que algo está errado. Isso faz com que a pessoa se feche e não diga mais nada;
6- Durante a conversa, tente fazer com que a própria pessoa fale o que é que está errado em sua tarefa. Provavelmente neste momento ele já estará totalmente “desarmado” e, portanto indicará até os problemas que você não estava vendo;
7- Lembre-se! O ponto principal não é o que a pessoa está fazendo de errado, mas sim, as conseqüências do ato. Seja ele consciente ou não;
8- Se você seguiu os itens anteriores, possivelmente seu interlocutor dará sugestões de melhorias para sua área de trabalho. Se isto não acontecer naturalmente, pergunte o que pode ser feito para deixar sua área mais segura;
9- Importantíssimo! Ao despedir-se, agradeça pela cooperação. Se você esquecer-se de agradecer, de nada terá adiantado seguir os oito itens anteriores e:
10- Seja sempre educado. Jamais altere sua voz. Mesmo em situações difíceis mantenha-se sereno. Mostre que você só quer ajudar. Se a pessoa se alterar e a situação não for de risco iminente, volte mais tarde. Lembre-se: esse pode não ser o momento oportuno para a abordagem.É interessante ressaltar que não existe uma fórmula perfeita de abordagem, o que apresentamos aqui são algumas técnicas que podem ser complementadas com os conhecimentos e experiências de cada um.
Assinar:
Postagens (Atom)







.jpg)






