Medem a velocidade do ar nos locais de trabalho.
DETECTOR DE GÁS
Medem diferentes gases e vapores presentes no ambiente de trabalho, como metano, propano e outros gases combustíveis ou explosivos, monóxido de carbono, sulfeto de hidrogênio, gases nitrosos, oxigênio, entre outros. Podem ser instrumentos de leitura direta, com sensores eletroquímicos. Deve-se considerar que cada gás ou vapor tem necessidade de um sensor específico e calibrado para o fim desejado.
Aparelhos com um detector multifunção necessitam de correções de leitura e devem ser calibrados para cada uso.
BOMBA PARA AMOSTRAGEM DE GASES E POEIRAS
Possibilita a coleta de gases, vapores, névoas, neblinas, poeiras de uma forma geral. Incluindo fumos metálicos. As amostras coletadas são encaminhadas aos laboratórios para as análises químicas, com base em métodos analíticos, para quantificação das respectivas concentrações.
CALIBRADOR DE BOMBA
Permitem a calibração das bombas com vazão desejada.
DECIBELÍMETRO OU MEDIDOR DO NÍVEL DE PRESSÃO SONORA
Os modelos mais modernos possuem memória para armazenamento de dados, enquanto os mais simples ou antigos oferecem apenas leituras instantâneas dos níveis de ruídos. É composto por microfone, atenuador, circuitos de frequências, circuitos de equalização, circuitos integradores e painel mostrador graduado em (dB). Opera geralmente entre 30 e 140 dB. O uso para avaliar a exposição ocupacional ao ruído é limitado uma vez que obriga o usuário a calcular a dose manualmente, uma vez que a NR.15 prevê esta medição.
Deve ter o calibrador como equipamento acessório.
DOSÍMETRO
Permite a medição de ruído com o cálculo automático da dose, durante um tempo pré-determinado. Com isso o uso pessoal do trabalhador, avalia a dose de ruído que está submetido durante a jornada de trabalho. É um medidor integrador dos níveis de ruído, que oferece os resultados na forma de dose (percentual) da exposição acumulativa aos sons, tendo como base um ou mais critérios de exposição previamente configurados no aparelho. É o tipo mais adequado para avaliar a exposição ocupacional ano ruído pela NR.15
LUXÍMETRO
Luxímetro é o aparelho utilizado para medir o nível de iluminação dos ambientes. Cada ambiente tem de acordo com as Normas Técnicas, um nível de iluminação adequado para a realização das tarefas a que se destina.
O aparelho converte luz em corrente elétrica, podendo ser medida em valores referentes à velocidade de obturação ou abertura do diafragma.
De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, cada ambiente tem um nível de iluminação mínimo adequado para a realização das tarefas que se destina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário