CONSULTAR

segunda-feira, 6 de junho de 2011

QUESTIONÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO



1) Conceitue Administração.
Administração é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos.


2) Cite as 5 funções administrativas segundo Fayol.
  • Planejar: Futuro
  • Organizar: No Lugar Certo
  • Comandar: Dar Ordens
  • Controlar
  • Coordenar
3) Resuma no máximo 3 linhas a administração científica e cite seu principal pensador.
Frederick Wislow Taylor: Estudo dos Tempos e Movimentos. Ênfase nas tarefas, questão salarial, padronização, especialização e custos.


4) Cite três contribuições das forças armadas na formação do pensamento administrativo.
  • Hierarquia
  • Cadéia de Comando
  • Linha e Assessória

5) Conceitue o estudo dos Tempos e Movimentos.
Consiste em CRONOMETRAR o tempo máximo de uma tarefa. ESPAÇO FÍSICO que um homem precisa para realizar uma tarefa. Produzir mais peças no menor tempo possível.

6) Quais são as funções básicas das empresas?
  • Funções Técnicas
  • Administrativas
  • Comerciais
  • Segurança
  • Financeiras
  • Contabéis

7) Conceitue as habilidades técnicas da administração.
São habilidades ligadas a execução do trabalho. Nível operacional. São ligadas diretamente ao campo de operação.

8) Conceitue as habilidades humanas da administração.
São habilidades ligadas ao bom relacionamento. A capacidade de trabalhar com pessoas. A facilidade de comunicação, habilidade de negociação. Nem sempre uma relação bem sucedida é chamada de ganhaganha.


9) Conceitue as habilidades conceituais da administração.
Compreensão da organização como um todo e das estratégias organizacionais competitivas, que consiste em:

  • Conceituais
  • Humanas: É a ponte entre: CONCEITUAIS E TÉCNICAS
  • Técnicas

10) Henry Fayol criou 14 princípios gerais da Administração. Citar 3 deles.
  • Subordinação: o interesse de um empregado não deve prevalecer sobre o da organização.
  • Equidade: é o senso de justiça que deve prevalecer na organização.
  • Unidade de Comando: o empregado deve receber ordem de um único supervisor.

11) Explique o que é o método 5W 2 H. Citando o que significa cada letra do processo.
O método 5W 2H consiste em um Plano de Ação, cujo objetivo é de bloquear as causas primárias. A ferramente consiste em 7 perguntas, sendo 5 inciadas pela letra W (do inglês) e pela H (do inglês também).
  • WHAT? Qual é a ação?
  • WHEN? Quando vai ser realizada?
  • WHY? Por que foi definida a solução?
  • WHERE? Onde? O local.
  • WHO? Quem? O responsável.
  • HOW? Como fazer?
  • HOW MUCH? Quanto vai custar?

12) Cite e explique 5 deveres do gerente segundo Fayol.
- Assegurar a preparação dos planos e sua execução;
- Cuidar para que a organização humana e material seja coerente com o objetivo, os recursos e os requisitos da empresa;
- Estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enérgetica e única;
- Harmonizar atividades e coordenar esforços;
- Formular as decisões de uma forma simples, nítida e precisa.


13) Defina e explique os processos de controle.
Controle consiste em ver se tudo esta correndo conforme o plano. É receber a informação informação e tomar a decisão certa.

Nenhum comentário: