ELEMENTOS IMPORTANTES DE UMA BOA COMUNICAÇÃO:
O conteúdo verbal corresponde a apenas 7% do impacto na comunicação; o modo como se fala, ou seja, as qualidades vocais, são responsáveis por 38% e o não verbal (linguagem corporal) por 55%. Portanto, a forma como se diz é mais importante do que aquilo que é dito.
CUIDADOS IMPORTANTES:
- Postura: expressão corporal, gestos (naturalidade), posição das pernas, movimento das mãos, posição da cabeça, expressão fácil, contato visual, movimentação corporal.
- Fala: pronúncia correta das palavras, ritmo, velocidade, volume e intensidade, tonalidade da voz, respiração correta, expressividade, uso de pausas, cuidados com a voz.
- Atitudes: sinceridade/entusiasmo (acreditar no que diz), sensibilidade (capacidade de manifestar a emotividade durante a exposição), observar o grupo (auxília na percepção do clima do grupo, interesse), criatividade e improvisação.
PRINCIPAIS HABILIDADES PARA APRESENTAÇÕES:
Empatia (perceber o grupo), harmonia pessoal (envolvimento com a apresentação estar bem consigo mesmo), manter o próprio estado (estado emocional), flexibilidade.
REDUZINDO A ANSIEDADE:
Praticar a exposição, leitura em voz alta, organizar o pensamento, visualizar a apresentação, fazer um exercício de relaxamento.
ORGANIZAÇÃO DE UMA APRESENTAÇÃO:
Preparação:
- Qual o objetivo da apresentação?
- Quem serão os ouvintes?
- Quanto tempo deve durar?
- Local?
- Uso de recursos audiovisuais será necessário?
Conteúdo:
- Conhecimento do assunto
- Domínio do conteúdo
- Profundidade
- Credibilidade
- Memória
Estrutura:
- Abertura ou Introdução
- Desenvolvimento
- Fechamento
- Capacidade de síntese
Todas as pessoas deveriam dominar a técnica de falar em público. É claro que ninguém precisa ser um palestrante profissional pra falar em público. O que mais atrapalha é o medo de se expor. A maior dificuldade que esta no medo. Quem fala, deve transformar a adrenalina em energia e vigor na hora da comunicação.
Uma boa técnica pra eliminar o medo na hora de falar em público é não começar falando logo de cara sobre o assunto, mas começar falando de si mesmo, da sua família, do seu time de futebol, falar de amenidades, essa técnica, reduz a tensão do orador e também permite que o público, enxergue você como um ser humano e passe a revelar as suas falhas. Além disso, se você começar falando sobre aquilo que esta acostumado a falar, você vai evitar aquele branco na memória (esse sim, é o maior pavor na hora de falar em público).
Tudo fica mais fácil, quando você começa falando de um assunto corriqueiro, pois depois desse aquecimento vai ser tranqüilo fazer uma transição pro assunto de suas palestra. As suas características naturais também podem servir como uma moldura para o seu discurso. Se você tem um perfil bem humorado e costuma contar piadas para os amigos em rodas de amigos, pode usar essa característica. Mas, nem tente ser engraçado em público se não for esse o seu jeito de ser quando você esta entre amigos.
Analisar bem o público, a ocasião, os objetivos; quem fala em público, esta ali como alguém que vai vender um produto, que no caso, são as suas idéias.
Com isso, você pode treinar no espelho, gravar você falando com isso você vai poder perceber falhas em seu comportamento, como a entonação da voz, aprender fazer uso do silêncio, evitar os vícios de linguagem (com o uso excessivo de expressões), movimentos estranhos com o corpo ou com as mãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário