CONSULTAR

domingo, 24 de julho de 2011

PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL DO TRABALHO

Psicologia do Trabalho - área de conhecimento e campo de atuação profissional que se ocupa de estudar e intervir nos processos psicológicos presentes no trabalho humano.

Psicologia da Segurança no Trabalho - parte da Psicologia que ocupa-se do componente de segurança da conduta humana. Pode ser entendida como o resultado da impossibilidade de se construir ambientes plenamente seguros, o que configura o papel fundamental dos aspectos humanos na construção da segurança.

O Ser Humano constrói os seus relacionamentos a partir do relacionamento com o meio. Por essa razão a Psicologia do Trabalho se encarrega de estudar e intervir nos processos presentes no ambiente de Trabalho humano.

A começar pelo COMPORTAMENTO INDIVIDUAL DE CADA PESSOA que é o conjunto de relações que se estabelece entre aspectos de um organismo e aspectos do meio no qual ele atua considerando as situações antecedentes e as alterações resultantes desta interação.

O "fazer" das pessoas é central na construção de um processo de trabalho mais saudável e seguro para o indivíduo e para a coletividade.

O COMPORTAMENTO por sua vez esta ligado à PERSONALIDADE que é a organização dinâmica de integração de elementos do caráter e do elemento do temperamento. É a forma de como você articula os seus fatores.

Então com isso cada pessoa no ambiente de trabalho tem o seu jeito de ser, o seu COMPORTAMENTO e a sua PERSONALIDADE, mais o seu modo ver os fatores, seu ponto de vista, que é o seu CARÁTER, o modo em que essa pessoa foi criada e as experiências que passou ao longo de sua vida, é decorrente de sua interação com o meio. É formado a partir de suas experiências com o mundo. Adquirimos o CARÁTER a partir da nossa vivência pelas experiências que passamos em nossas vidas. O CARÁTER regula, amolda o TEMPERAMENTO.

TEMPERAMENTO.

O Ser Humano tem como base do seu COMPORTAMENTO o APARELHO PSÍQUICO que são:

· SUPER EGO: Consciência;

· EGO: Pré Consciência;

· ID: Inconsciência (controla todos os impulsos e a ansiedade)

No Ambiente de Trabalho vemos que o (a pessoa) do Ser Humano, é movida por CONDICIONAMENTO, que nada mais é, do que a capacidade de responder à determinados estímulos de forma repetitiva, equivalente a estabelecer condições para o comportamento, aí que entra a MOTIVAÇÃO: processo endógeno, que visa atender as necessidades do ser humano. O Motivo que me leva a fazer uma determinada Ação. Equivalente ao ESTÍMULO/INCENTIVO, fator condicionante externo, que leva a fazermos a nossa VONTADE. O que temos VONTADE de fazer.

Toda a VONTADE advém do COMPORTAMENTO. Todo COMPORTAMENTO tem por base uma NECESSIDADE. Todo COMPORTAMENTO tem uma RAZÃO DE SER. E essa RAZÃO DE SER é a NECESSIDADE.

Todas as nossas ações querem sejam elas voluntárias ou involuntárias são realizadas por uma NECESSIDADE.

COMPORTAMENTO:

· VOLUNTÁRIO: Aceito

· INVOLUTÁRIO: Não Aceito

O que nos motiva a vida é a satisfação das necessidades. O tesão pela vida. Pois nascemos, para SER FELIZ, para tirar prazer da vida. Por essa razão, o SUICÍDIO que é uma Patologia é considerado ser uma doença mental. (O Ser Humano que comete suicídio perdeu o prazer pela vida, perdeu o motivo de saber qual é a sua razão de viver. Os únicos seres que vivem para comer, são os animais.)

*FALEM MAL OU FALEM BEM, MAIS FALEM DE MIM: O Ser Humano é um ser que não vive sozinho, por essa razão SOLIDÃO, causa problemas psicológicos. O Ser Humano, precisa de ATENÇÃO e RECONHECIMENTO para sentir-se bem e levantar o seu EGO. Então vemos, que falta de atenção é falta de CARÊNCIA. Falta de AFETIVIDADE.

É baseado nesses conceitos e outros conceitos mais em que o Técnico em Segurança do Trabalho vai fazer os funcionários à terem consciência de PERIGO e adotarem COMPORTAMENTOS PREVENCIONISTAS.

Nenhum comentário: