CONSULTAR

Mostrando postagens com marcador Especialização. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Especialização. Mostrar todas as postagens

domingo, 18 de agosto de 2013

SEGURANÇA DO TRABALHO EM ALTA NO MERCADO

Da editoria de Economia


Com a expansão do mercado de trabalho por conta da chegada de novas indústrias no Estado, uma das profissões que tem ganhado destaque é a de Segurança do Trabalho. Quem optar por essa área, pode escolher entre a qualificação a nível técnico, cujos salários variam entre R$ 800 e R$ 1,5 mil, ou tecnólogo (formação superior), com remuneração média de R$ 2,9 mil.

A professora Jeane Beltrão, que também é coordenadora da graduação em Segurança do Trabalho da Faculdade Estácio do Recife, explica que o curso técnico tem duração de um ano e meio ou dois anos e prepara o aluno para ser um profissional operacional. Já o curso superior tem duração de três anos e o graduado será capacitado para ser gestor e consultor da área. Mas o segmento tem demandado profissionais tanto com formação técnica quanto superior. “Quem conclui o ensino superior em Segurança de Trabalho também tem a possibilidade de partir para a docência. Em ambas formações, contudo, o profissional tem como função máxima trabalhar para preservar a saúde física e mental dos trabalhadores, evitando acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”, explica Beltrão. A demanda por essa área tem crescido, sobretudo, nas construções. 

“Para garantir o desenvolvimento e a qualificação que o mercado exige, é indicado que o profissional técnico dê continuidade e faça o curso superior. Até porque serão os graduados que irão instruir os futuros técnicos”, comenta Jeane. Atualmente, em Pernambuco, existem seis instituições que oferecem o curso superior em Segurança do Trabalho. São elas: Estácio do Recife, Maurício de Nassau, Faculdade Joaquim Nabuco (unidades do Recife e Paulista), IBGM, Faintvisa (sequencial) e duas instituições de ensino superior na modalidade Ensino à Distância (EAD), que são a Universo e a Unopar.

Jeane Beltrão lembra que esses profissionais são essenciais, porque todas as empresas, de qualquer porte, precisam de programa de prevenção para evitar riscos aos empregados. “O técnico atua desde o início da obra, em todos os setores. Ele é o responsável por levantar os riscos, ver se os funcionários estão usando os equipamentos devidos e cuidando para diminuir riscos e evitar acidentes”. 

Para quem tem nível técnico, é responsável por elaborar e implementar políticas de saúde e segurança no trabalho, realizar auditorias, acompanhar e avaliar diversas áreas, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Ainda estão aptos para desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho; participar de perícias e fiscalizações; integrar processos de negociação; participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerenciar documentação; investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle.

Já o tecnólogo em segurança do trabalho tem como suas atribuições controlar perdas de processos, produtos e serviços ao identificar, determinar e analisar causas de perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas; desenvolver, testar e supervisionar sistemas, processos e métodos produtivos; gerenciar atividades de segurança do trabalho e do meio ambiente; planejar empreendimentos e atividades produtivas e coordenar equipes, treinamentos e atividades de trabalho.

“O profissional de nível técnico é o operacional do setor (realiza a entrega dos equipamentos individuais de proteção (EPI’s), faz inspeções de segurança nos setores, acompanha a realização dos exames médicos), enquanto o tecnólogo está preparado para fazer a gestão do setor (gerenciar atividades de segurança e do meio ambiente e coordenar equipes)”, explica Jeane.

sábado, 30 de julho de 2011

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO: MBA EM GESTÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE

Este curso tem como objetivo formar Técnicos com responsabilidades de Gestão da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho nas empresas e organismos da administração pública e privados (central ou local). O curso pretende dar, completar ou aprofundar os conhecimentos desses técnicos nesta matéria, designadamente conhecimentos relacionados com o ambiente de trabalho, a segurança do trabalho, a segurança contra incêndios, os riscos industriais graves e os Sistemas de Gestão da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, de acordo com o referencial.

Dirigido a:

Graduados das áreas ambiental, de saúde, administração e demais interessados.





Programa - Grade Curricular

Módulo 1 :

I – Fundamentos da SHST

  • Legislação, regulamentos e normas sobre Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho
  • Gestão das organizações


II – Organização e Estudo do Trabalho

  • Gestão da Prevenção
  • Noções de estatística e fiabilidade
  • Psicossociologia do trabalho
  • Ergonomia
  • Técnicas de informação, de comunicação e de negociação
  • Concepção e gestão da Formação

Módulo 2:

  • Introdução à Higiene do trabalho
  • Riscos Químicos
  • Riscos Físicos
  • Riscos Biológicos

Módulo 3Segurança do Trabalho:

  • Introdução á Segurança do Trabalho
  • Movimentação de cargas
  • Segurança de Máquinas
  • Riscos Elétricos
  • Segurança na Construção Civil

Módulo 4 Segurança contra incêndios e riscos industriais graves:

  • Segurança contra incêndios e explosões
  • Riscos industriais graves

Módulo 5 - Sistemas De Gestão Da Segurança, Higiene E Saúde No Trabalho:

  • Introdução aos Sistemas de Gestão da SST
  • Interpretação dos requisitos da Norma OHSAS 18001
  • Auditorias

Sistemas de Avaliação:

  • Formação Presencial – Testes Presenciais no final de cada Módulo.
  • Formação Não Presencial – Testes Não Presenciais e Fichas de Avaliação Contínua no final de cada tema.