CONSULTAR
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
PROFISSIONAL QUALIFICADO x AUTORIZADO x CAPACITADOS
COMO ELABORAR O MAPA DE RISCOS?
Procura-se fazer um diagnostico da maneira como os trabalhadores convivem com o meio que cerca.
No caso das empresas de construção, o mapa de riscos do estabelecimento deve ser realizado por etapa de execução dos serviços, devendo ser revisto sempre que um fato novo venha modificar a situação de riscos estabelecida.
Em uma empresa metalúrgica, os riscos dependerão dos processos de produção, das tecnologias e métodos de trabalho.
Após discutido e aprovado pela CIPA, o mapa de riscos completo ou setorial deve ser afixado no setor mapeado, em local visível e de fácil acesso para os trabalhadores e visitantes.
As etapas da elaboração do mapa de risco são:
Levantamento dos dados do processo de trabalho: Numero de funcionários que trabalham no setor, sexo do entrevistado, jornada de trabalho, se já recebeu treinamento para função e se já recebeu treinamento em segurança, avaliação do ambiente de trabalho, das atividades desenvolvidas e do ambiente de trabalho;
Identificação dos riscos existentes;
Identificação das medidas de proteção e se elas são eficientes: EPIs, EPCs, estado de higiene e conforto dos banheiros, vestiários, bebedouros, refeitório e áreas de lazer;
Identificação dos problemas de saúde: Queixas mais freqüentes entre trabalhadores expostos aos mesmos riscos, acidentes de trabalhos ocorridos e as doenças ocupacionais registradas no setor.
Analise dos levantamentos de riscos realizados anteriormente. Em resumo:
1º) PASSO:
Conhecer os setores/seções da empresa: O que é e como produz. Para quem e quanto produz (direito de saber);
2º) PASSO:
Fazer o fluxograma (desenho de todos os setores da empresa e das etapas de produção);
3º) PASSO:
Listar todas as matérias-primas e os demais insumos (equipamentos, tipo de alimentação das máquinas etc.) envolvidos no processo produtivo.
4º) PASSO:
Listar todos os riscos existentes, setor por setor, etapa por etapa (se forem muitos, priorize aqueles que os trabalhadores mais se queixam, aqueles que geram até doenças ocupacionais ou do trabalho comprovadas ou não, ou que haja suspeitas). Julgar importante qualquer informação do trabalhador.
MAPA DE RISCO
Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. — O Mapa de Riscos deve ser feito obrigatoriamente nas empresas que possuem Cipas, segundo a portaria N.º 5 de 17 de agosto de 1992, do Departamento Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, da Secretaria Nacional do Trabalho, órgãos do Ministério do Trabalho e da Administração.
—Serve para: — Conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos — existentes na empresa. — Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no — trabalho na empresa. — Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção
O Mapa de Riscos é feito pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, após ouvir os trabalhadores de todos os setores produtivos e com a orientação do Serviço Especializado em Engenharia e Segurança e Medicina do Trabalho- SESMT da empresa, quando houver.
É importante Ter uma planta do local, mas, se não houver condições de conseguir, isso não deverá ser um obstáculo: faz-se um desenho simplificado, um esquema ou croqui do local.