CONSULTAR

domingo, 27 de março de 2011

O QUE SÃO AS NORMAS REGULAMENTADORAS, AS NR's?

As Normas Regulamentadoras, também conhecidas como: NR's, são as leis vigente que visa proteger o trabalhador. Elas regulamentam e fornecem orietações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à medicina e segurança no trabalho. Com anexos da Consolidação das Leis Trabalhistas, são de observância obrigatória por todas as empresas.


IMPORTANTE

Os textos e instruções que seguem tem como base as Normas Regulamentadoras. As NR's atualmente seguem até a NR-34, isso porque a NR-27 foi revogada, ou seja, anulada em 2008.

NR-27 referente REGISTRO PROFISSIONAL DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO MINISTÉRIO DO TRABALHO.

NR-33 referente SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS.

NR-34 referente CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E REPARAÇÃO NAVAL.

SEGURANÇA DO TRABALHO DESDE A CLT

No Brasil as regras de proteção a saúde e integridade do trabalhador só se fizeram valer quando tomaram FORÇA DA LEI.
Com movimento pela criação de uma lei para proteger o trabalhador, surge então em 1943 a Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT, sendo o principal instrumento para regulamentar as relações de trabalho e proteger os trabalhadores.

Apesar de todas as evoluções que seguiram desde 1943, somente em 1978 entraram em vigor as Normas Regulamentadoras.


HISTÓRICO CRONOLÓGICO SIMPLIFICADO

  • 1943 - Criação da Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT
  • 1944 - Oficialmente instituída a criação da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, no Brasil
  • 1949 - Criada a primeira CIPA, na aréa portuária, na Companha Docas de Santos
  • 1966 - Criada a FUDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
  • 1977 - Lei nº 6.515, de 22 de dezembro de Altera o capítulo V do Título II da Consolidação das Leis Trabalhistas, relativo à Segurança e Medicina do Trabalho
  • 1978 - Criação das Normas Regulamentadoras

FALANDO SOBRE RADIATIVIDADE

A radioatividade ou radiatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina (radioterapia), e consiste no fato de alguns átomos como os do urânio, rádio e tório serem “instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X). O urânio, por exemplo, tem 92 prótons, porém através dos séculos vai perdendo-os na forma de radiações, até terminar em chumbo, com 82 prótons estáveis. A radioatividade pode ser: * Radioatividade natural: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e polui o meio ambiente. * Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais.



TIPOS DE POLUIÇÃO RADIOATIVA

Para que se fale em poluição radioativa, devemos primeiramente definir radiação.Radiação é o efeito químico proveniente de ondas e energia calorífera, luminosa etc. Existem três tipos de radiação: raios alfa e raios beta, que têm a absorção mais fácil, e raios gama, que são muito mais penetrantes que os primeiros, já que se tratam de ondas eletromagnéticas.
O contato contínuo à radiação causa danos aos tecidos vivos, tendo como principais efeitos a leucemia, tumores, queda de cabelo, diminuição da expectativa de vida, mutações genéticas, lesões a vários órgãos etc. Assim, poluição radioativa é o aumento dos níveis naturais de radiação por meio da utilização de substâncias radioativas naturais ou artificiais.


A poluição radioativa tem como fontes:

- substâncias radioativas naturais: são as substâncias que se encontram no subsolo, e que acompanham alguns materiais de interesse econômico, como petróleo e carvão, que são trazidas para a superfície e espalhadas no meio ambiente por meio de atividades mineratórias;

- substâncias radioativas artificiais: substâncias que não são radioativas, mas que nos reatores ou aceleradores de partículas são “provocadas”.

A fonte de poluição radioativa predominante é a natural, pois a poluição natural da Terra é muito grande, decorrente do decaimento radioativo do urânio, do tório e outros radionuclídeos naturais. Finalmente, devemos lembrar que a poluição radioativa provém principalmente de: indústrias, medicina, testes nucleares, carvão, radônio, fosfato, petróleo, minerações, energia nuclear, acidentes radiológicos e acidentes nucleares.


Qual é o risco destas substâncias radioativas para a saúde?

Em um primeiro momento, a exposição a níveis moderados de radiação pode resultar em náusea, vômito, diarreia, dor de cabeça e febre. Em altos níveis, essa exposição pode incluir também danos possivelmente fatais aos órgãos internos do corpo. No longo prazo, o maior risco do iodo radioativo é o câncer, e as crianças são potencialmente mais vulneráveis. A explicação para isso é que, nas crianças, as células estão se multiplicando e reproduzindo mais rapidamente os efeitos da radiação. O desastre de Tchernobil, em 1986, resultou em um aumento de casos de câncer de tireóide (região em que o iodo radioativo absorvido pelo corpo tende a se concentrar) na população infantil da vizinhança da usina.


Há prevenção e tratamento?

Sim, é possível prevenir o problema com pastilhas de iodo não-radioativo, porque o corpo não absorve iodo da atmosfera se já estiver "satisfeito" com todo o iodo de que necessita. Especialistas dizem que a dieta dos japoneses já é rica em iodo, o que ajuda na prevenção. Césio, urânio e plutônio radioativos são prejudiciais, mas não atacam nenhum órgão do corpo em particular. O nitrogênio radioativo se dissipa em segundos após a sua liberação, e o argônio não apresenta riscos para a saúde.

segunda-feira, 21 de março de 2011

O QUE É HIGIENE E MEDICINA DO TRABALHO?


Higiene do Trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente física onde são executadas.
- A Higiene do Trabalho tem caráter preventivo.
- NR's referente Higiene do Trabalho: NR-4, NR-7 e NR-9.

quarta-feira, 16 de março de 2011

POSICIONAMENTO DOS EXTINTORES DE INCÊNDIO

[extintores de incêndios não podem estarem
abaixo de 20 cm do chão]



[extintores de incêndios não podem
exceder acima de 1,60m de altura]

*Todo extintor é para pequenos focos de incêndios, expecificamente mais para príncipios de incêndios. Seguir instruções do manual, conforme NBr 12962.
Além das precauções, tais como vistoriá-lo a cada 5 anos, conforme a NBr 13485