DANO- É a gravidade da perda humana,material, ambiental ou financeira que pode resulatr,caso o controle sobre o risco seja perdido.
um operário desprotegido pode cair de uma viga a 3 metros de altura sofrer um dano fisico como por exemplo, uma fratura na perna. Se a viga estivesse colocada a 90 metros de altura ele, com certeza, estaria morto. O risco ( possibilidde) e o perigo(exposição) de queda são os mesmos. entretanto a diferença reside apenas na gravidade do dano que poderia ocorrer com a queda.
CAUSA- É a origem de caráter humano ou material relacionada com o evento catastrófico(acidente ou falha) resulante da materialização de um risco, provocando danos.
PERDA- é o prejuizo por uma organização,sem garantia de ressarcimento por seguro ou por outros meios.
SINISTRO-è o prejuizo sofrido um organização, com garantia de ressarcimento por seguro ou por outros meios.
INCIDENTE- qualquer evento ou fato negativo compotencial para provocar danos. é também chamado " quase acidente", situação em que não há danos macroscópicos.
NIVEL DE RISCO- Expressa uma probabilidade de possíveis danos dentro de um periodo especifico de tempo ou numero de cilcos operacionais.pode ser iondicado pela probabilidade de um acidente multiplicada pelo dano fem recusros financeiros,vidas ou unidades operacionais.
IDENTIFICAÇÃO E ANALISE DE RISCOS
De modo geral, a Analise de riscos tem por objetivo responder a uma, ou mais de uma, das seguintes perguntas relatias a uma determinada instalação:
-Quais os riscos presentes naplnata e o que pode acontecer de errado?
-Qual a probabilidade de ocorrência de acidentes devido aos riscos presentes?
-Quais os efeitos e as consequências destes acidentes?
-Como poderiam ser aliminados ou reduzidoa estes riscos?
Os riscos ocupacionais...
.... são os perigos que incidem sobre a saúde humana e o bem-estar dos trabalhadores associados a determinadas profissões. Embora sejam feitos esforços para reduzir os riscos de acidentes no trabalho, esses riscos continuam presentes em indústrias, empresas em geral, estabelecimentos comerciais e demais ambientes profissionais. Reconhecer os riscos ocupacionais é o primeiro passo para elaborar e implementar em programas de segurança do trabalho e redução de riscos com o intuito de manter a qualidade de vida dos trabalhadores, especialmente os que atuam em locais insalubres, como na indústria de mineração ou no setor elétrico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário