CONSULTAR
domingo, 16 de outubro de 2011
domingo, 2 de outubro de 2011
ÊNFASE DA RADIAÇÃO SOBRE O ASPECTO DO TRABALHO
RISCOS À CÉLULAS
- A radiação pode atravessar as células, sem causar dano algum.
- A radiação pode danificar as células, mas ela consegue reparar o problema.
- A radiação pode causa danos que não podem serem reparados, e para piorar, as células criam réplicas defeituosas de si mesmas.
- A radiação causa tantos danos às células que elas morrem.
EFEITO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: Isto é o feito utilizando-se do método PIXE (PARTICICLE INDUCED X RAY EMISSION) que consiste em irradiar com prótons ou partículas alfa uma amostra de ar coletado.
RADIAÇÕES
Denomina-se como fenômeno natural, que pode ocorrer de muitas formas. Dependendo da quantidade de energia, a radiação pode ser classificada em ionizante e não-ionizante.
RADIAÇÕES IONIZANTES: Possuem relativamente baixa energia. De fato, elas estão sempre a nossa volta. Ondas eletromagnéticas como a luz, o calor e as ondas de rádio são formas comuns de radiações, sua frequência é igual ou menos que a luz (luz ultra-violeta).
Elas não alteram o átomo, mas ainda assim algumas podem causar problemas de saúde. Esta provado, por exemplo que as microondas podem causar além de queimaduras, danos ao sistema reprodutor.
RADIAÇÕES IONIZANTES: Oferecem riscos à saúde dos indivíduos expostos. São assim chamadas pois produzem uma ionização dos materiais sobre os quais incidem, isto inicialmente neutras em partículas eletricamente carregadas. As radiações ionizantes são provenientes de materiais radiativos como é o caso dos raios alfa (a) , beta (b) e gama (g), que são produzidas artificialmente em equipamentos como é o caso do Raio X. A Radiação Ionizante também é considerada a que possui mais energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. Pode danificar as células e afetar o material genético (DNA), causando doenças graves como câncer, levando até a morte.
EXEMPLOS: Raio X, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear.
USO DAS RADIAÇÕES IONIZANTES
Conservação de alimentos: hoje muitos alimentos são conservados através da incidência da radiação ionizante sobre eles. A conservação dos alimentos, através deste método depende da intensidade da radiação. Quanto maior a intensidade, maior o tempo de duração do produto e menores, os cuidados adicionais de conservação que devem serem tomados.
MEDICINA NUCLEAR: Através de tratamentos terapêuticos, como a radiologia e sua esterilização de materiais cirúgicos, tais como: luvas e seringas. Eliminando bactérias por meio de radiação. Exames e diagnósticos: como Raio X, Cintilografia, Tomografia.
- AGRICULTURA: Na Agricultura algumas técnicas, conseguem obter novas variedades de plantas, através da irradiação de sementes e plantas. Também no controle e iluminação de insetos, estilização dos machos pela irradiação.
- INDÚSTRIA DO PETRÓLEO: Usando a radiografia e a gamografia para detectar a descontinuidade em chapas de tubulações.
VIBRAÇÕES
A vibração é um movimento oscilatório de um corpo devido, a força de desequilíbrios de movimentos rotativos e movimentos alternados de uma máquina ou equipamento.
Como todo corpo em movimento oscilatório, um corpo que vibra descreve um movimento periódico que envolve um descolocamento num certo tempo; no que resulta na velocidade bem como a aceleração do movimento em questão.
Outro fator importante é a frequência desse movimento, isto é o mínimo de ciclos (movimentos completos) realizados num período de tempo. No caso caso de ciclos por segundo, utilizando-se a unidade hertz (Hz).
Ao contrário de muitos agentes ambientais a vibração somente será um problema quando houver efetivo contato físico entre um individuo e a fonte, o que auxilia o reconhecimento da exposição.
Todo corpo pode ser interpretado como um sistema mecânico (massa e mola, por exemplo), lembrando-se que na prática existe também o amortecimento.
Assim, todo corpo possui uma frequência natural de oscilação, podendo ser quantificada com um pequeno estímulo no sistema.
No entanto, este corpo poderá estar sujeito a forças externas e vibrações de outras fontes que podem entrar em contato com o mesmo.
- As atividades e operações que exponham os trabalhadores sem a proteção adequada, as vibrações localizadas ou de corpo inteiro serão caracterizadas como insalubres através de perícia realizada no local de trabalho.
- A perícia visando a comprovação ou não da exposição deve tomar por base os limites de tolerância definidos pela Organização Internacional para a Normatização - ISO em suas normas ISO 2631 e ISO/DIS 5349 ou suas substitutas.
Constarão obrigatoriamente no laudo da perícia:
1) critério adotado;
2) instrumental utilizado;
3) a metodologia de avaliação;
4) a descrição das condições de trabalho e o tempo de exposição às vibrações.
5) o resultado da avaliação quantitativa.
6) as medidas para eliminação e/ou neutralização da insalubridade, quando houver.
CONDIÇÃO ADVERSA EM SALA DE AULA
Assinar:
Postagens (Atom)